Como criar uma loja virtual

Suponhamos que você tem uma loja física, ou não possui capital para investir em uma loja física, porém gostaria de alguma alternativa.

Montar uma loja virtual seria a forma mais eficaz tanto para quem não tem investimento para montar uma loja física quanto para quem quer expandir seus negócios. Embora parece algo complicado, você vai ver que é simples.

Por onde começar minha loja virtual

Inegavelmente e acima de tudo, para qualquer projeto você necessita de pelo menos um simples planejamento, a menos que, você já possua tudo em mente.

Você tem duas alternativas:

  • Contratar uma empresa de criação de loja virtual
  • Tentar por si mesmo(a) criar sua loja virtual

Nós particularmente indicamos a contratação de uma agência de criação de loja virtual. Com fim de que eles cuidem de todos os processos, desde a contratação de seu domínio até a implementação da loja na internet.

Antes de mais nada, na primeira você deve pesquisar as melhores empresas de criação de sites ou de criação de lojas virtuais, podendo ser empresa ou profissional.

Como criar uma loja virtual

Eventualmente pesquise sobre o conhecimento dos profissionais e igualmente a qualidade do atendimento.

Aqui podemos lhe dar dicas de como fazer para contratar a empresa certa. “Agencia de criação de sites, qual devo contratar?

Contrate um profissional para efetuar o serviço, além disso, faça um levantamento de tudo, a fim de que, que você mesmo cria sua loja.

O que preciso para criar uma loja virtual

Preparamos uma lista de ferramentas que você precisa para criar uma loja virtual, antes de tudo, siga a lista de forma correta, a fim de não ter problema algum nessa etapa.

Para criar uma loja virtual, além de ter produtos para vender, você precisa de:

  • Domínio com nome da sua empresa ou seu nicho de mercado (www.nomedesualoja.com.br)
  • Escolher uma plataforma que forneça o que você precisa;
  • Hospedagem web focada em e-commerce caso escolha uma plataforma open source, sem vínculos com empresas;
  • Seus produtos com foto, variações e descrição detalhada

Comprar um domínio

A compra de um domínio é uma das etapas mais importantes, pois é o domínio que fará com que seus visitantes acessem sua loja virtual conforme sua expansão.

A compra de domínios “.com.br” é feita no site Registro.br, no qual é você fará uma busca para verificar se o domínio está disponível para a compra

comprar um domínio

Caso o domínio que você escolher esteja disponível, será mostrado logo abaixo as opções de período e custos. Siga todas as etapas que o site fornecer, desde a parte do seu cadastro até o pagamento, você terá seu domínio registrado e pronto para utilização.

Do mesmo modo que você compra um domínio .com.br você também poderá comprar domínios com outras terminações. Saiba mais em https://registro.br/dominio/categoria.html

Plataformas de e-commerce

Eventualmente existem muito mais do que 10 plataformas de e-commerce no mercado, afinal, é um mercado bastante explorado. Ainda assim, escolher uma as vezes é bastante complicado.

Em outras palavras você novamente vai ter que pesquisar e ler bastante para ver qual se encaixa no seu negócio e bolso.

Semelhantemente a hospedagens de sites, existem plataformas e-commerce “gratuitas” e plataformas pagas. A finalidade de todas é a mesa, vender seus produtos. Porém cada uma delas possuem suas ferramentas complementares, as vezes ferramentas que uma tem a outra não tem ou possui uma parecida.

Sobretudo, já que estamos falando de plataformas vamos lista abaixo algumas que você possa analisar.

WooCommerce

A plataforma de criação de sites WooCommerce é uma das mais populares mundialmente. Por ser uma plataforma open source ela é utilizada por milhares de empresa, tendo milhares de desenvolvedores criando todos os dias ferramentas para complementa-la.

o WooCommerce é um plugin que se integra ao maior CMS, presente em mais de 30% dos sites da internet, o Word Press. Contudo a plataforma funciona junto ao Word Press, por fim tornando-se uma poderosa ferramenta de venda online e de resultados brilhantes nos sistemas de busca como o Google.

Caso opte por utilizar o WooCommerce, prefira sempre por contratar uma profissional ou empresa qualificada e que tenha experiência com essa plataforma, que crie sites com WordPress e WooCommerce.

Magento

Da mesma forma que o WooCommerce, o Magento também é uma plataforma livre. A diferença entre elas, é que o Magento possui uma versão paga com ferramentas exclusivas para a versão.

A plataforma necessita profissionais especializados tanto para desenvolver quando para gerenciar. É uma plataforma bastante complexa, porém super completa.

OpenCart

A plataforma OpenCart também é uma plataforma de código livre e aberto, gratuita, de fácil utilização. O OpenCart não é muito requisitado por causa de sua difícil personalização e limitações. Principalmente na parte do marketing e SEO.

Inegavelmente, ela é uma boa opção para criar uma loja virtual independente

Prestashop

O Prestashop também possui certamente código aberto, sendo uma plataforma gratuita que lhe permite customização sem muito investimento. Para utilizar o Prestashop você precisa de uma hospedagem de sites que suporte a linguagem de programação PHP, que é a mesma linguagem de desenvolvimento da plataforma, e suporte ao banco de dados MySQL.

Para isso você também precisaria de um determinado conhecimento para poder instalar a plataforma no servidor de hospedagem.

Ao mesmo tempo que algumas hospedagens possuem instaladores automatizados a fim de que seja fácil a instalação de plataformas como Word Press, Prestashop, Magento, OpenCart entre outras ferramentas, outros não possuem.

Loja Integrada

A loja integrada é uma plataforma bem indicada para iniciantes no mercado online. Ela possui uma versão gratuita e uma versão “Pró”, paga.

Principalmente por ser uma plataforma que visa lucros para a empresa, ela possui inúmeras limitações tanto de customização quando de cadastro de produtos e visualizações por visitantes.

Suas funcionalidades variam igualmente com o plano escolhido. Possui também como várias outras, uma loja de modelos, onde você pode comprar modelos de loja virtual e aplicar na sua.

Vtex

A Vtex é uma plataforma e-commerce totalmente paga. Escolha um plano de acordo com sua necessidade e sai com uma loja básica. A plataforma possui tanto uma loja de templates quando uma loja de aplicativos para complementar sua loja virtual.

Muitas dessas ferramentas que estão a venda dentro da loja de aplicativos da Vtex são ferramentas que em plataformas open source são fornecidas gratuitamente. Faça sua análise.

Tray

Semelhantemente a Vtex, a plataforma Tray, é mais uma plataforma paga, você escolhe um plano começa a utiliza. A Tray é uma ótima plataforma tanto quando a Vtex, e também possui loja de templates e aplicativos.

O maior problema de plataformas pagas são as limitações, elas possuem limites de quantidade de produtos cadastrados, limites de acessos a loja entre outras limitações.

Existem realmente muitas plataformas de e-commerce, preze pela que melhor lhe atender e que o suporte seja de qualidade.

Hospedagem de loja virtual

Pelo contrário das plataformas de e-commerce pagas que possuem hospedagem inclusa no custo, as plataformas gratuitas ou open source necessitam de uma hospedagem de site.

A hospedagem de site serve para você armazenar os arquivos do seu site ou loja, para que os mesmos se tornem acessíveis através do seu domínio aos seus visitantes.

Suponhamos que quando você sai para viajar e se hospeda em um hotel. O mesmo caso acontece com as hospedagens de sites, elas hospedam seu site.

Procure fornecedores de hospedagem de sites, para conhecer o que está contratando.

Contudo, não leve em consideração o preço, pois o que é barato torna-se caro.

As empresas que fornecem um custo muito baixo são quase sempre as que fornecem o pior suporte.

Por que fazer uma pesquisa de qualidade

Para que você possa ter uma maior tranquilidade, pesquise bastante. Como dica, pegue o nome da empresa de hospedagem que você encontrar e faça uma pesquisa no google em relação ao site Reclame Aqui.

” Por que devo fazer esse tipo de pesquisa?”. Porque conforme for conhecendo empresas de hospedagem de sites no Google, junto o termo “Reclame Aqui”, você vai ver os resultados positivos e negativos.

Antes de tudo descarte principalmente empresas com nível muito elevado de reclamações, porque desta forma estará livrando-se de futuros problemas em sua loja.

Loja virtual é tipo de site que consome muitos recursos de uma hospedagem, a fim de manter o funcionamento de todas as ferramentas, sobretudo os acessos.

Certamente ela vai precisar de uma hospedagem de sites mais potente para não ter problemas.

Opte pelas hospedagens VPS, dedicadas ou cloud, por lhe fornecerem um maior controle e sem a interferência de outros sites, certamente é o que ocorre nas hospedagens compartilhadas.

Por exemplo, quando você não tem vizinhos você não tem incômodos, quando você tem muitos vizinhos, alguns deles podem de certa forma lhe causar incômodos.

Produtos para loja virtual

Anteriormente vimos sobre domínio, plataforma e hospedagem para lojas virtuais.

Sobretudo saiba que com todas essas opções acima finalizadas você já poderá ter sua loja virtual funcionando.

O cadastro de seus produtos deverá ser feito sempre focado em otimizar o máximo para resultados nos buscadores.

Inegavelmente cada produto deverá ter sua descrição detalhada utilizando a palavra chave na qual você gostaria que seus visitantes encontrassem no buscadores.

Então, se seu produto é uma camiseta personalizada, descreva sou produto utilizando a palavra chave “camiseta personalizada” no decorrer de sua descrição.

A princípio, antes de tudo, aconselhamos você a estudar um pouco sobre SEO para ecommerce assim que surgir duvidas.

Outro fator importante é a foto de seu produto, faça fotografias que mostrem seu produto de forma detalhada para que não aja problemas após um cliente receber a compra.

Criação de Loja Virtual

Se você eventualmente procuras uma empresa que cria lojas virtuais, com principalmente profissionais qualificados, podemos indicar a Baita Site

A Baita Site é desenvolvedora de lojas virtuais com WooCommerce, uma das plataformas que citamos acima.

Acima de tudo é uma empresa que preza pelo ótimo suporte!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here